Sinapse Tecnologia Educacional

Plataforma Gerenciadora

Veja abaixo, imagens da Plataforma

A SINAPSE utiliza o sistema gerenciador de ensino a distância (LMS), QUANTUM, que otimiza o dia-a-dia das instituições que buscam na capacitação e no treinamento uma vantagem competitiva.

A plataforma QUANTUM funciona como um centro de capacitação virtual, criando um ambiente muito próximo ao do ensino tradicional em sala de aula. O conteúdo educacional, que deve ser desenvolvido com recursos multimídia, hipertextos e links, torna o processo de aprendizado mais dinâmico e atrativo.

Com o QUANTUM é possível administrar cursos com total agilidade e flexibilidade. De qualquer computador ligado à rede internet/intranet gestores, coordenadores e docentes podem ter acesso a notas, relatórios gerenciais e histórico dos alunos, atualizar cursos, divulgar novas atividades, verificar as oportunidades de melhorias, entre outros recursos.

Utilizando uma interface muito amigável, tanto para os alunos quanto para os gestores, o sistema oferece diversas ferramentas de comunicação e colaboração, como e-mail, salas de bate-papo (chats), fóruns de discussão, tira - dúvidas, salas de tutoria, mural, bibliotecas virtuais, permitindo aos alunos manter contato com o professor ou trocar experiências entre si.

Ambientes de avaliação podem ser montados de forma randômica, com o conhecimento imediato do desempenho e permitindo feedback ao aluno.

Uma das variáveis importantes no processo de implantação do E-learning em uma instituição é a escolha do sistema gerenciador (LMS). O sistema QUANTUM é hoje, no mercado, uma das plataformas que mais garantem uma excelente relação custo-benefício.


O sistema Quantum oferece duas opções de publicação: Em página web normal (html/flash) e em padrão SCORM

Esta medida, além de permitir que cursos já elaborados possam migrar facilmente para outro ambiente, visa otimizar a operação e os custos, pois os cursos desenvolvidos em SCORM normalmente são mais caros e limitam a publicação de arquivos, às vezes, até elaborados pela própria equipe de treinamento/gestora do conteúdo. Outra vantagem: tendo as duas opções, a instituição poderá publicar um curso dito popularmente de "prateleira" ou um desenvolvido especialmente.


Recursos e Telas ilustrativas do sistema QUANTUM - Portal

  • Áreas para publicação de conteúdos em .html, flash, .ppt ou em .pdf;
  • Fóruns por equipe ou equipe total, por produto ou por linha com possibilidade de postagem de imagens e impressão das falas;
  • Blogs. Este recurso tem a possibilidade de filtro por parte dos gestores. Esta ferramenta tem sido utilizada em diversos formatos: pessoal ou para divulgação de alguma ação no campo;
  • Chats por equipe ou equipe total;
  • “Quem está on-line com Messenger”;
  • Comunicação com gestores/colaboradores através de e-mail;
  • Área de Download de arquivos diversos pela equipe gestora (unidirecional); Estes arquivos podem ser .doc, .ppt, .pdf, .xls, etc
  • Área de publicação de arquivos por produto ou linha para compartilhamento podendo ser uni ou bidirecional (colaboradores do campo/gestores); Este recurso tem a possibilidade de filtro por parte dos gestores;
  • Compartilhando – área de upload e download de arquivos de e para o campo segmentados por pastas nominais/assuntos;
  • Área para que se disponibilize o resumo de aulas, manuais e leituras complementares;
  • Portfólio – área para publicação de arquivos diversos com identificação de quem colocou, aberta para comentários pelos demais sobre a leitura. Este recurso é muito amplo e possuiu diversos filtros configuráveis. Apenas gestores podem ler, comentar, ou visão ampla, etc...
  • Pesquisa/Enquete – muito útil para mapeamento de informações no campo;
  • Perfil - ferramenta que possibilita ao colaborador escrever uma apresentação com foto e estes dados ficam disponíveis para o restante da equipe visando a integração entre os colaboradores;
  • Glossário Médico;
  • Mural de divulgação. Este recurso, por ser bidirecional, tem a possibilidade de ser configurável...o colaborador pode ou não colocar mensagens no mural;
  • Biblioteca virtual - Área para cadastramento de indicações de sites para pesquisa com possibilidade de ser por linha ou assunto;
  • Bibliografia on-line: Área para cadastramento de indicações de livros – leituras complementares;
  • Tira – dúvidas para todos os colaboradores. Este recurso pode ser segmentado por linha, produto, etc...O gestor destacado recebe um e-mail avisando-o de que há uma dúvida no portal para ser respondida;
  • Sala de Tutoria para atendimento individual com possibilidade de impressão do histórico de atendimento;
  • Área para perguntas muito freqüentes/FAQs;
  • Agenda da equipe, ou agenda de eventos ou por linha com possibilidade de impressão;
  • Pop-ups para avisos em geral que podem ser feitos a partir do Word e salvos como arquivo web;
  • Sistema gerenciador de exercícios e provas randômicas, permitindo a inserção de questões de múltipla escolha, de preenchimento de lacunas, de certo/errado e discursivas com imagens, sons e vídeos, com possibilidade de escrita de feedbacks automáticos nas respostas, datas de retorno dos feedbacks configuráveis e correção automática para os alunos nas questões que não sejam discursivas. Cronômetro com alerta e outros recursos facilitadores para a gestão das avaliações;
  • Relatórios diversos inclusive com histórico do aluno em todas as etapas de navegação pelo sistema;
  • Relatórios com a visualização das notas dos exercícios e das provas on-line correspondentes;

  • Relatórios específicos para a área farmacêutica.

Todas as falas (Fórum, Messenger, Chat, Portifólios, Sala de Tutoria, Mural) são identificadas...o nome de quem está escrevendo fica à mostra.

As telas, a seguir, são ilustrativas de ambientes, na versão 2.8, pois o sistema permite total liberdade na diagramação visual:

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Conteúdos em Sala de Aula Virtual:

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Plataforma gerenciadora 4 Plataforma gerenciadora 5

Plataforma gerenciadora 5


BANCO DE QUESTÕES COM CORREÇÃO IMEDIATA

O aluno responde as perguntas, o sistema corrige e mostra a nota. As questões podem ser de preenchimento de lacunas, certo/errado, múltipla escolha e discursivas. Há possibilidade de uma determinada prova ser composta por questões de diversas categorias (bancos diferentes). Assim, simulados, provas de revisão e provas contendo todo o conteúdo acumulado poderão ser montadas.

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O colaborador pode saber imediatamente o seu resultado ou há, ainda, a opção de definição de uma data para retorno das respostas.

O tutor pode escrever um comentário no rodapé da prova/exercício e o mesmo aparecerá para o colaborador na data prevista.


HISTÓRICO

O sistema permite o acompanhamento das atividades do aluno e o registro das suas ações.

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COLABORAÇÃO

A Colaboração permite a criação de pastas (segmentadas livremente) que permitem a postagem de arquivos (bidirecionalmente – colaboradores/tutores). Os tutores têm a opção de visualizarem o documento previamente e não liberarem a publicação.

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MURAL

O mural permite a colocação de avisos ou informações de interesse geral. O mural pode ser alimentado pelos alunos e/ou gestores.

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FÓRUM

O fórum de debates permite a discussão entre alunos vinculada a temas específicos, com possibilidade de inserção de imagens e impressão das falas.

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CHAT

O chat permite a conversação entre colaboradores. O sistema identifica quem está “on-line”.

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BLOG

O sistema permite a criação de blogs por Curso e/ou um blog único, como ponto de encontro, de todos os usuários permitidos neste ambiente.

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MESSENGER

O sistema identifica quem está “on-line” e permite a conversa individual entre os pares.

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TIRA-DÚVIDAS

O sistema tem um canal de comunicação bidirecional entre colaboradores/tutores para o esclarecimento de dúvidas (inclusive podendo ser direcionada para pessoas diferentes/por produto/linha/módulo).

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BIBLIOTECAS VIRTUAIS

O sistema permite o cadastramento de sites associados aos Conteúdos:

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CORRESPONDÊNCIAS

E-mail’s podem ser enviados para todos os alunos, simultaneamente, de uma mesma turma, ou para toda a série/linha de atuação, ou, ainda, para um determinado professor/gerente para sanar uma dúvida.

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AGENDA

A agenda permite a colocação de avisos de interesse de cada turma/equipe e com sinalização em vermelho quando há algum item agendado para um determinado dia.

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Sala de Gestão dos Cursos e Ferramentas Gerenciais

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Hierarquias e Responsabilidades:

Personagens poderão ser criados de forma personalizada, com atributos e hierarquias específicas dando a possibilidade de termos profissionais com responsabilidades e visibilidades diversas dentro do sistema:

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Profissionais poderão ter seu acesso (responsabilidade e visibilidade) herdado através do personagem e/ou através de uma configuração individual:

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Relatórios Diversos

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P1. Relatórios Diversos específicos para empresas que tenham Distritais/Regionais:

a. Desempenho na Avaliação Brasil
b. Desempenho na Avaliação Regional
c. Desempenho na Avaliação Distrital
d. Desempenho na Avaliação Brasil por Representante
e. Desempenho por questões Brasil
f. Desempenho por questões Regional
g. Desempenho por questões Distrital
h. Desempenho do Representante – Ranking
i. Desempenho do Representante – Ranking Nacional
j. Desempenho do Representante – Ranking Regional
k. Relatório das Médias da Avaliação – Brasil, Regional e Distrital.


As imagens, as seguir, foram retiradas do seu ambiente de origem devidamente autorizadas pela empresa proprietária:

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Cada Gerente/Coordenador poderá ter acesso rapidamente a todos os membros de sua equipe e checar o acesso dos mesmos dentro do sistema

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As imagens, as seguir, foram retiradas do seu ambiente de origem devidamente autorizadas pela empresa proprietária:

Condições técnicas para a instalação do sistema Quantum

  • Servidor: Microsoft Windows Server e SQL Server 2005
  • Servidor de Web: IIS 6.0 ou superior
  • Componentes necessários: ODBC, CDONT, Easyzip UPLOAD: SoftArtisans File-Up (fornecimento da Sinapse)
  • Uma conta de FTP para o servidor de web (login e senha) – a Sinapse deverá ter acesso
  • Uma conta para um banco aberto no SQL (login e senha) - a Sinapse deverá ter acesso
  • Criação de um site no IIS para o espaço criado caso o diretório criado não esteja dentro de um site já criado.
  • Após a colocação dos arquivos no servidor de web serão necessárias permissões de leitura e escrita nos seguintes diretórios:
    • /atachados.
    • /CSS
    • /cursos
    • /HTML
    • /imagens
    • /Competencia/arquivos
    • /ferramentas/chat/msg
    • /ferramentas/chat/usr
    • /ferramentas/msnchat/msg
    • /ferramentas/msnchat/usr
    • /ferramentas/blog/imagens
    • /ferramentas/carta/imagens
    • /scorm
    • Diretorio com permissão .NET
    • /quantum diretório raiz do sistema deve ser configurado com permissão para a aplicação ASP.NET
  • Arquivos que devem ser alterados de acordo com os dados do servidor e do servidor do banco de dados:
    • /include/constante.asp
    • /include/conexao.asp
  • Instalar o SQL com linguagem default:
    • SQL_Latin1_General_CP850_CI_AI

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